Comerciante forex da malásia


Din Merican: o blogueiro malaio DJ.
& # 8230; melhor seguir a verdadeira verdade das coisas & quot; Maquiavel.
Confession & # 8217; s Confusão Negra & # 8211; Bursting Bank Negara Malásia.
7 de setembro de 2017.
Confession & # 8217; s Confusão Negra & # 8211; Bursting Bank Negara Malásia.
Texto da Declaração do Vice-Presidente da Sri Khazanah Nasional Berhad, Tan Sri Nor Mohamed Yakcop, perante a Comissão Real do Banco Negara Forex Fiasco.
O Negociante de Moeda Rogue Não há desculpas para imprudência.
As perdas cambiais aconteceram. Não há como negar. Também não há como negar a minha responsabilidade pelas perdas cambiais. Aceitei minha parte justa da prestação de contas pelas perdas cambiais e renunciei ao BNM. Naquela época, pareceu-me um triste fim aos meus 25 anos de serviço à nação, através do Bank Negara Malaysia. & # 8211; Nem Mohamed Yakcop.
Entrei para o Bank Negara Malaysia (BNM) em setembro de 1968. Fui promovido para o cargo de Gerente do Departamento Bancário em 1986.
O Departamento Bancário foi responsável pela gestão de reservas externas, regulação do mercado monetário doméstico, incluindo casas de desconto, desenvolvimento do sistema bancário islâmico, aprovação de emissões domésticas, gestão do Mecanismo de Refinanciamento de Crédito à Exportação (ECR), desenvolvimento de novas instituições financeiras e promoção comércio por meio do Acordo Bilateral de Pagamentos (BPA) com outros bancos centrais em países em desenvolvimento. Quando renunciei ao BNM em abril de 1994, ocupei o cargo de conselheiro. Voltei a me juntar ao BNM novamente, como consultor, em setembro de 1998, após a implementação das Medidas Não-ortodoxas, que descreverei mais adiante em minha declaração. Atuei no BNM nessa qualidade até abril de 2000. Em maio de 2000, fui nomeado Assessor Econômico do Primeiro Ministro e, posteriormente, em janeiro de 2004, fui nomeado Ministro das Finanças II. Em abril de 2009, fui nomeado Ministro do Departamento do Primeiro Ministro responsável pela Unidade de Planejamento Econômico (EPU). Eu me aposentei em maio de 2013 e me juntei a Khazanah Nasional Berhad como vice-presidente em junho de 2013.
Imperativos políticos da gestão ativa de reservas externas pelo BNM.
Antes de 1985, o BNM não estava ativo na gestão de reservas externas, incluindo a negociação forex, dada a relativa estabilidade no mercado internacional de câmbio.
A situação mudou em 1985. Em 22 de setembro de 1985, cinco países da OCDE se reuniram em particular no Plaza Hotel em Nova York e decidiram entre si, sem consultar outros países, que o iene e o marco alemão deveriam ser fortalecidos significativamente contra os EUA. dólar por meio de intervenção no mercado. Isso é conhecido como o Acordo Plaza. O Acordo do Plaza foi histórico porque foi a primeira vez que os banqueiros centrais concordaram em intervir no mercado de câmbio de maneira tão grande e pela primeira vez na história, quando os governos definiram taxas de câmbio alvo a serem alcançadas por meio de intervenção ativa.
Um resultado importante do Acordo do Plaza foi que a taxa de câmbio do iene em relação ao dólar dos EUA se fortaleceu acentuadamente. (O iene subiu de 240 ienes para o dólar em 1985 para 120 ienes para o dólar no início de 1988).
O fortalecimento do iene fez com que muitos países em desenvolvimento sofressem enormes perdas, uma vez que uma parte significativa de seus empréstimos externos era denominada em ienes. O governo da Malásia, agências governamentais, incluindo GLCs, bem como o setor privado da Malásia sofreram perdas forex significativas no pagamento de empréstimos ienes e reavaliação cambial de empréstimos ienes, após a forte valorização do iene decorrente do Acordo Plaza.
Os empréstimos da Malásia em iene durante o início dos anos 80 foram principalmente para a construção de infra-estrutura. Naquela época, os mercados de bônus e sukuk da Malásia ainda não estavam desenvolvidos para permitir que grandes quantidades de empréstimos por longos períodos fossem obtidos internamente no Ringgit. Dado que os projetos de infra-estrutura exigiam longo período de gestação, o governo da Malásia e suas agências optaram por tomar empréstimos em ienes, uma vez que, naquela época, os empréstimos de ienes de longo prazo estavam disponíveis com taxas de juros baixas. Os empréstimos também coincidiram com a construção de grandes projetos de infraestrutura no país.
Desde o Acordo Plaza de Setembro de 1985, o mercado internacional de divisas também se tornou muito mais volátil, com movimentos bruscos e por vezes erráticos nas taxas de câmbio diárias. Enquanto o Acordo do Plaza de Setembro de 1985 pretendia fortalecer o iene e o marco alemão, outro acordo, o Acordo do Louvre foi assinado em 22 de fevereiro de 1987 em Paris por seis países da OCDE, novamente sem consultar outros países, para deter a supervalorização do o iene e o marco alemão, e isso criou outra rodada de turbulências no mercado de câmbio.
Dr. Lin See Yan, vice-governador do Bank Negara Malaysia.
Esse foi o pano de fundo que levou à decisão do BNM de iniciar o gerenciamento de reservas externas ativas. Entendo que a atenção da Comissão foi atraída para o discurso de Allahyarham Tan Sri Jaffar Hussein em Nova Delhi, Índia, em 5 de dezembro de 1988. Nesse discurso, o governador publicou publicamente as razões do BNM para a política externa ativa de gerenciamento de reservas. Deixe-me citar, extractos desse discurso por Allahyarham Tan Sri Jaffar Hussein:
“Por que estamos tão ativos no mercado agora, comparado a antes? Existem várias razões. Primeiro, até recentemente, nossas reservas externas não eram grandes, sendo apenas US $ 4 bilhões no final de 1984. Isso agora aumentou para US $ 7,8 bilhões, justificando, assim, uma gestão mais ativa das reservas.
Em segundo lugar, a volatilidade da taxa de câmbio desde o Acordo Plaza de setembro de 1985 mudou as apostas do jogo. Considerando que, no passado, uma gestão ativa das reservas poderia ter feito uma diferença no rendimento de vinte pontos base; agora faz uma diferença de talvez 500 pontos base. Então vale a pena. Em terceiro lugar, a negociação forex é hoje um negócio de 24 horas e há oportunidades ao longo do dia para negociar…
Lembro-me de uma ocasião em que alguns banqueiros tentaram especular contra o ringgit em centros offshore em um de nossos feriados nacionais, quando pensaram que estaríamos fechados para o dia. Para sua surpresa e custo, abrimos nossa sala de negociações durante o feriado nacional e intervímos nos centros off-shore para estabilizar o ringgit e no processo ensinamos àqueles especuladores de urso uma lição que eles provavelmente não esquecerão…
… Quando entrei para o Banco Central, em 1985, do setor privado, fui informado de que o principal objetivo da administração de reservas no Bank Negara era preservar o valor do que temos e as principais considerações eram segurança e liquidez. Para isso, acrescentei uma terceira e quarta dimensão: otimização de lucro e expertise de mercado.
Basicamente, tomei a posição de que assumir riscos na gestão de reservas incluía não apenas o risco de perdas, mas também o risco de ficar para trás da inflação, de não ganhar tanto com nossos recursos escassos quanto podíamos. A principal motivação ainda é preservar e conservar o valor do que temos…
Para mim, em última análise, uma política de gerenciamento de reservas ativas vai além do retorno e dos riscos adicionais. Uma vantagem fundamental é que o envolvimento ativo nos deu uma sensação maior do que realmente está acontecendo nos mercados de câmbio e de capitais…
Bancos centrais por decreto e decreto não podem mais abandonar os mercados, mas as habilidades de mercado e a influência da psicologia do mercado podem fazer o truque ...
Eu também posso acrescentar que em um país em desenvolvimento, onde as habilidades de comércio de câmbio são escassas, é dever do Banco Central ser o provedor de mão-de-obra qualificada no mercado, ser um educador de tais habilidades técnicas e estar no mercado. vanguarda da tecnologia bancária e informática ……. Percebo que até o Banco da Inglaterra está agora a adoptar activamente esta política ”
O ponto principal do governador era que o principal motivo para a gestão ativa de reservas externas era a mitigação do impacto negativo de grandes mudanças nas taxas de câmbio sobre os ativos e passivos em moeda estrangeira da Malásia. Deixe-me repetir o que o Governador disse em Nova Delhi: “a motivação principal ainda é preservar e conservar o valor daquilo que temos.” Buscamos adquirir as habilidades para administrar melhor as reservas externas e também, em um contexto mais amplo, ajudar a nação quando necessário. Os negócios maiores, além dos limites dados aos negociadores, foram para proteger as reservas externas e o valor do Ringgit, por meio da diversificação. Naquela época, o BNM não tinha limite específico para esses acordos de diversificação.
Para entender melhor o papel da gestão de reservas externas no alcance dos objetivos de um banco central, permita-me elaborar a ligação entre a estabilidade da taxa de câmbio do Ringgit, a política monetária e a gestão de reservas externas.
Manter um Ringgit estável no final dos anos 80 até o início dos anos 90.
No mercado doméstico da Malásia, desde o final da década de 1980, houve um grande influxo contínuo de dólares dos EUA pelos investidores, incluindo algumas entradas de curto prazo ou “hot money”. Se o BNM não fizesse nada, os influxos teriam resultado no fortalecimento significativo do Ringgit da faixa de política do BNM entre 2,50 e 2,80 em relação ao dólar americano. Isso teria criado grandes implicações para a economia, especialmente porque reduziria a competitividade do setor de exportação da Malásia.
Esta foi uma consideração importante para um país que é uma das maiores nações comerciais do mundo.
14. A fim de manter a estabilidade do Ringgit, o BNM teve que comprar o excesso de dólares dos bancos na Malásia, em seu papel de comprador de último recurso para moedas estrangeiras no mercado doméstico. Esta atividade é denominada como operações de intervenção cambial do BNM. Os dólares norte-americanos foram usados ​​pelo BNM principalmente para comprar notas do Tesouro dos EUA. O rendimento das Notas do Tesouro dos EUA no início dos anos 90 foi em média cerca de 4,5 por cento ao ano.
Se o BNM não fizesse nada depois de sacar os dólares dos EUA, haveria a questão de uma grande quantidade excessiva de excesso de Ringgits no sistema, uma vez que o BNM teria pago a Ringgit pela compra do dólar americano. Esse grande excesso do excesso de Ringgit no sistema afetaria negativamente a política monetária do BNM. Isso faria com que as taxas de juros do ringgit caíssem acentuadamente (com base na oferta e na demanda) e criasse pressões inflacionárias. Portanto, o BNM teve que emprestar de volta os fundos da Ringgit que havia fornecido ao sistema bancário em suas operações de intervenção. O objetivo do BNM de contrair de volta os fundos do Ringgit dos bancos é neutralizar o efeito da intervenção cambial original no mercado monetário doméstico. Isso é conhecido como operação de esterilização. A taxa de empréstimo que o BNM teve de incorrer (durante o início dos anos 90) para a operação de esterilização foi de cerca de 7,5% ao ano.
Portanto, a combinação da intervenção do BNM e as operações de esterilização custariam cerca de 3% ao ano. Isso ocorre porque o custo de emprestar de volta o Ringgit foi maior do que o rendimento das Notas do Tesouro dos EUA. Essa margem negativa seria registrada como uma perda nos livros do BNM. Na gestão ativa de reservas externas do BNM, uma consideração era mitigar essa perda.
A questão de entrar em um modo ativo de gestão de reservas externas também deve ser vista no contexto da filosofia de Allahyarham Tan Sri Jaffar Hussein sobre o papel do Bank Negara no desenvolvimento nacional. Eu preciso elaborar sobre este ponto porque Allahyarham Tan Sri Jaffar Hussein não está mais conosco, e é importante que reconheçamos a sabedoria deste grande homem. O governador acredita que, pela gestão ativa das reservas externas, poderemos adquirir as habilidades, o conhecimento e a experiência necessários para servir a nação, quando necessário, tanto em atividades de desenvolvimento quanto para superar qualquer crise financeira que a nação possa enfrentar. no futuro. Ele chamou isso de “expertise de mercado”.
Lições para a crise financeira asiática de 1997/1998.
De fato, a previsão de Allahyarham Tan Sri Jaffar Hussein em relação à expertise do mercado salvou a nação durante a crise financeira de 1997/1998. Em uma reviravolta estranha da história, as habilidades, conhecimentos e experiências adquiridas no BNM permitiram à nação implementar as Medidas Não-ortodoxas de setembro de 1998. Isso proporcionou à nação a capacidade de frustrar os manipuladores de moeda estrangeira, cuja intenção era desestabilizar a Malásia e causar caos no tecido sócio-econômico da nação.
Ao contrário da Tailândia, da Indonésia e da Coreia do Sul, a Malásia conseguiu superar a crise financeira de 1997/1998, sem tomar emprestado um único centavo do FMI, do Banco Mundial ou de qualquer outra pessoa. Redefinimos a nação de volta à trajetória de crescimento sem ajuda externa. As Medidas Não-ortodoxas de setembro de 1998 salvaram a Malásia de terríveis consequências, após a pior crise financeira de nossa história, e restauraram a soberania e a dignidade de nossa querida nação.
Em termos econômicos, o resultado das Medidas Não-ortodoxas de setembro de 1998 é substancial. Apenas para ilustrar o uso de uma das muitas medidas de ganho econômico, as medidas não ortodoxas resultaram na capitalização do mercado de ações da Malásia se recuperando de uma baixa de RM 181,5 bilhões em 1 de setembro de 1998 para RM 579,2 bilhões em 24 de março de 1999, um ganho de RM397,7 bilhões. O índice do mercado de ações saltou de 262,7 (1 de setembro de 1998) para 851,7 (24 de março de 1999), um múltiplo de 3,24 vezes.
Deixe-me ilustrar brevemente como as habilidades, o conhecimento e a experiência que adquirimos das atividades de forex no Bank Negara se tornaram críticas na formulação das Medidas Não-ortodoxas de setembro de 1998:
(i) Houve muita confusão, durante os primeiros dias da crise financeira de 1997/1998, no conceito de “Ringgit Offshore”. A visão inicial era de que sacolas cheias de dinheiro em Ringgit foram levadas para Cingapura e funcionários da alfândega da Malásia na fronteira foram instruídos a verificar cuidadosamente os sacos de malaios que partiam para Cingapura. Obviamente, não foi encontrada grande quantidade de dinheiro.
Eu expliquei ao Primeiro Ministro em 1997 e 1998 que o termo “Ringgit Offshore” não se refere a Ringgit localizado fisicamente fora da Malásia. A maior parte do Ringgit permanecerá sempre na Malásia. O termo “Ringgit Offshore” refere-se ao Ringgit (na Malásia), que é de propriedade de estrangeiros. Os manipuladores de moeda tomam emprestado o Ringgit, ambos Ringgit local de propriedade dos malaios ou “Offshore Ringgit” de propriedade de estrangeiros, para vender o Ringgit por dólares americanos. Isso é chamado de venda a descoberto. Sabíamos desde os nossos dias de negociação Forex que na quarta-feira negra (16 de setembro de 1992), quando a libra esterlina caiu, Soros havia emprestado 10 bilhões de libras esterlinas para vender a libra esterlina. Portanto, um aspecto importante das Medidas Não-ortodoxas da Malásia, de setembro de 1998, era impedir que os estrangeiros emprestassem o Ringgit para especular. O conceito de “Ringgit Offshore” é muito complicado e levei algumas tentativas para garantir que o primeiro-ministro entendeu completamente o termo, como você pode ler no livro.
Notas ao Primeiro Ministro de Wong Sulong publicadas em 2011. Escrevi 5 notas sobre o assunto, a saber, Nota 2 (13 de outubro de 1997), Nota 13 (12 de dezembro de 1997), Nota 25 (19 de maio de 1998), Nota 31. e Nota 32 (ambos em 29 de junho de 1998). Sem o conhecimento adquirido na mesa de câmbio do BNM, não teríamos entendido completamente o conceito de “Ringgit Offshore”, que foi fundamental para a implementação das Medidas Não-ortodoxas;
(ii). A resposta inicial da Malásia durante a crise financeira foi aumentar o nível da taxa de juros para estabilizar o Ringgit. Isso criou o caos para as muitas entidades de negócios, empurrando-as para a beira da falência. Sabíamos por experiência que isso não funciona. Durante o incidente da Quarta-Feira Negra no Reino Unido, o governo britânico aumentou a taxa de juros de 10% a. a. para 12% a. a. em sua tentativa desesperada de estabilizar a libra. Mas esse movimento foi completamente ineficaz.
Portanto, nossas medidas não-ortodoxas envolveram, entre outras coisas, reduzir a taxa de juros, em vez de aumentar as taxas de juros, após fixar a taxa de câmbio em RM 3,80 por dólar e impedir que os estrangeiros tomassem emprestado o Ringgit para fins especulativos. Essa redução significativa das taxas de juros, bem como nossas medidas de implementação de uma política monetária e fiscal expansionista, como parte das Medidas Não-ortodoxas, salvaram muitas empresas da falência e alguns bancos de se tornarem insolventes; e.
(iii). Quando nós fixamos o Ringgit em 2 de setembro de 1998, nós o atrelamos em RM 3.80 para o dólar americano.
A taxa de 3,80 estava no lado mais fraco, já que, com base nos fundamentos, poderíamos ter fixado a taxa em 3,50. Mas sabíamos que era melhor consertar o Ringgit a uma taxa um pouco mais fraca, antecipando que os participantes do mercado sentiriam que, a 3.80, o Ringgit estava subvalorizado e, portanto, comprariam o Ringgit. Esperávamos que esse movimento resultasse em grande ingresso de fundos no país. Isso é exatamente o que aconteceu. Houve influxos substanciais após o peg.
Não houve saídas, pois os participantes do mercado esperavam que o Ringgit subseqüentemente se fortalecesse, e não enfraquecesse. Isso foi algo que aprendemos na mesa do forex no Bank Negara Malaysia.
De fato, as 45 notas que escrevi ao primeiro-ministro entre outubro de 1997 e agosto de 1998, analisando em detalhes a crise financeira de 1997/1998 e propondo a solução, não teriam sido possíveis sem a expertise de mercado adquirida no forex do Bank Negara, graças a Allahyarham Tan Sri Jaafar Hussein.
Eu devo acrescentar que, mesmo depois que Allahyarham Tan Sri Jaafar Hussein e eu saímos do BNM, mantivemos contato estreito em reuniões regulares para longas conversas. A última vez que o encontrei foi em julho de 1998, um mês antes de ele morrer. Passamos duas horas discutindo sobre a crise financeira de 1997/1998. Informei Allahyarham que estava trabalhando com o primeiro-ministro para encontrar uma solução para a crise financeira, com base no conhecimento que ele possibilitou que eu adquirisse no Bank Negara. Ele estava feliz por ter tomado a decisão certa sobre a importância do conhecimento do mercado e estava confiante de que poderíamos superar a crise. Eu escrevi sobre este encontro com Allahyarham em 21 de agosto de 1998 e aparece como a Nota 43 no livro “Notas para o Primeiro Ministro” de Wong Sulong. A contribuição de Allahyarham Tan Sri Jaafar Hussein para a nação é, sem dúvida, significativa.
Meu papel no BNM na gestão de reservas externas no final dos anos 80 e início dos anos 90.
Fui encarregado de implementar a política externa de gerenciamento de reservas, conforme determinado pela Diretoria do BNM, levando em conta as considerações que mencionei acima. Ao fazê-lo, relatei ao Governador e ao Comitê de Reservas Externas (ERC). Conversei com o governador sobre a gestão de reservas externas regularmente e, certamente, sempre que havia um grande movimento nas taxas de câmbio. Eu também relatei ao ERC sempre que se encontrava. Os membros do ERC incluíam, entre outros, o Governador, o Vice-Governador e os Conselheiros. Além disso, houve reuniões semanais de altos executivos, onde as questões de reservas externas foram às vezes discutidas.
Essas Reuniões de Dirigentes Seniores foram presididas pelo Governador, e também participaram o Vice-Governador, Assessores e todos os Gerentes. Não relatei nem ao Ministro das Finanças nem ao Primeiro-Ministro sobre quaisquer questões relacionadas com a gestão de reservas externas, já que essa não era a minha linha de reportagem.
Eu não estava envolvido na decisão sobre o tratamento contábil das perdas. Na verdade, não tenho conhecimento algum do tratamento contábil.
Também tomei muito cuidado para não executar nenhum negócio sozinho, embora tivesse autoridade para fazê-lo. Foi sempre, sem qualquer exceção, feito pela equipe. Fiz isso com o propósito de transparência, para que sempre houvesse mais de uma pessoa ciente de cada negociação.
O BNM obteve ganhos significativos em suas atividades de negociação nos anos 80. A perda não inclui os ganhos obtidos nos anos 80. Com base no período de 1985 a 1993, acredito que o total de perdas forex será menor. As perdas significativas que ocorreram em 1992 surgiram de dois eventos inesperados:
(i) A inesperada rejeição no referendo dinamarquês de 1992 do Tratado de Maastricht; e.
(ii). Quarta-feira Negra, em 16 de setembro de 1992, quando a libra esterlina foi forçada a sair do Mecanismo Europeu de Taxa de Câmbio.
No início dos anos 1990, as moedas européias começaram a ganhar força com base na sabedoria convencional de que, dado o potencial para a integração europeia, a Europa ultrapassaria os Estados Unidos como a potência econômica mais forte do mundo. Nós subscrevemos essa visão e compramos as moedas européias e a libra esterlina.
Infelizmente, após a não ratificação do Tratado de Maastricht pela Dinamarca, em fevereiro de 1992, o valor das moedas européias caiu. Isso foi agravado em setembro de 1992, quando tanto a Libra Esterlina (e a Lira Italiana que não comercializamos) foram forçadas a sair do Mecanismo Europeu de Câmbio, apesar dos melhores esforços dos bancos centrais europeus, muito mais poderosos e ricos.
Como estávamos "compridos" nas moedas européias, incluindo a libra esterlina, sofremos perdas significativas. Nós não fomos o único banco central a ter sofrido perdas significativas de forex como resultado desses eventos.
Sempre que recebemos informações de grandes entradas de dólares dos investidores, tanto a longo quanto a curto prazo, decidimos se diversificar ou não essas entradas em outras moedas, dependendo dos movimentos previstos da taxa de câmbio. Se esperássemos que o dólar americano enfraquecesse, compraríamos as moedas européias com base nos influxos esperados de dólares americanos. O tamanho das compras corresponderia ao tamanho antecipado dos influxos do dólar americano.
Todas as atividades de reservas externas, incluindo atividades de forex, foram baseadas em considerações estratégicas. Evidentemente, interpretamos mal a virada do mercado. Como funcionários de um banco central, acreditávamos naturalmente que o Banco da Inglaterra venceria em sua luta contra Soros. Nós tínhamos confiança no nosso colega banqueiro central e compramos a libra esterlina. Infelizmente, o Banco da Inglaterra perdeu.
Da mesma forma, nossa melhor inteligência era que o Tratado de Maastricht seria ratificado no referendo na Dinamarca em 1992, mas infelizmente foi rejeitado.
Aprendemos uma lição amarga desses incidentes. Essa lição se mostrou crucial para nos ajudar a formular políticas para defender o país contra os ataques à moeda na Crise Financeira Asiática de 1997/1998, poupando ao país centenas de bilhões de Ringgit que de outra forma teriam sido perdidos.
As perdas cambiais aconteceram. Não há como negar. Também não há como negar a minha responsabilidade pelas perdas cambiais. Aceitei minha parte justa da prestação de contas pelas perdas cambiais e renunciei ao BNM. Naquela época, pareceu-me um triste fim aos meus 25 anos de serviço à nação, através do Bank Negara Malaysia.
Nem Mohamed Yakcop, vice-presidente, Khazanah Nasional Berhad: recompensado por uma liderança nacional grata (de Mahathir Mohamad, Abdullah Badawi e Najib Razak) por serviços prestados à Malásia.
No entanto, com a Grace of Allah SWT, tive a oportunidade em 1997/1998 de contribuir para King e Country durante a crise financeira de 1997/1998. O ponto importante é que a experiência na unidade forex durante esses anos mostrou-se extremamente útil para salvar a Malásia dos efeitos devastadores da crise financeira de 1997/1998, que de outra forma teria causado perdas no valor de centenas de bilhões de Ringgits para a Malásia e poderia resultaram na falência de muitas empresas malaias, com o desemprego em larga escala e a pobreza se espalhando por todo o país. A estabilidade política e o quadro sócio-econômico da nação teriam sido destruídos. Foi um acidente esperando para acontecer. Isso não aconteceu por causa das Medidas Não-ortodoxas de setembro de 1998, que, por sua vez, foram concebidas e implementadas com base nos conhecimentos, habilidades e experiência adquiridos no escritório de câmbio do Bank Negara Malaysia.
Eu também contribuí para a nação durante meu segundo turno no Bank Negara (setembro de 1998 a abril de 2000), bem como em meu papel como conselheiro econômico do Primeiro Ministro (maio de 2000 a dezembro de 2003) e como Ministro Federal (janeiro de 2004). até maio de 2013). O registro fala por si.
TAN SRI E YAKCOP MOHAMED.
Quarta-feira, 6 de setembro de 2017.
Pós-navegação.
9 pensamentos sobre & ldquo; Um Confessionário do Rogue Currency Trader & # 8211; Bursting Bank Negara Malaysia & rdquo;
Esperemos que o RCI apresente um bom relatório, cujo conteúdo seja divulgado publicamente. Nem Mohamed Yakcop e sua equipe especularam sobre a libra esterlina e a perda. Naquela época, o Bank Negara era conhecido por ser um notório trader de forex. O banco sob Jaffar Hussein jogou cautela ao vento. Por seus serviços extraordinários, Nor Mohamed recebeu um trabalho confortável e amável, incluindo sua posição atual como vice-presidente, Khazanah Nasional. Malásia Boleh.
Em sua declaração ao RCI. ele fala sobre a gestão ativa das reservas do Bank Negara, mas o que ele e sua equipe de traders de forex fizeram foi especular contra o ringgit. Din Merican.
RCI são desdentados e eles só produzem relatórios de suas descobertas. Eles não têm poderes de acusação nem vão além de seus termos de referência. Quantos relatórios da RCI estão acumulando poeira sem nenhuma ação tomada para pelo menos corrigir as deficiências ou compensar o que deu errado e levar os culpados aos tribunais.
Interessante. Ele não está se juntando à turba de linchamento em Mahathir. Vamos ver quanto tempo ele dura em Khazanah agora.
Ele fala da "lição" # 8221; ele aprendeu o que mais tarde aplicou a "salvar" # 8221; Malásia na crise 97. Isso é uma carga de besteira quente. O que salvou foi "tirar a bola" # 8221; ou seja, controles cambiais que até mesmo o não tão inteligente Paul Krugman havia sugerido um ano antes, antes de ser feito.
Talvez outro RCI sobre o quanto ele perdeu com suas maravilhosas lições durante a crise dos 97 antes dos controles monetários.
Do processo até o momento, está indicando que várias elites podem ter estado envolvidas nos bilhões de perdas e podem ter sido de conhecimento comum a todos, mas nenhum fez nada. O resultado pode ter sido que quase todos podem ter sido bem recompensados ​​com altos cargos de status com pacotes de alta remuneração.
Isso pode ser mais uma indicação de que vale a pena estar do lado certo das lideranças se alguém estiver disposto a fazer o que pode ter ocorrido neste caso e muitos outros que foram / estão sujeitos a investigações da MACC ou responsáveis ​​pelos casos de casos suspeitos. MISMANAGEMENT-FRAUD-CORRUPTION-EMBEZZMENT-CRONISMO-BRIBERY-KICKBACKS-NEPOTISM conforme relatado nas Conclusões do Auditor Geral desde meados da década de 1980.
Ao folhear os boletins informativos da TI e as muitas Pesquisas de Fraude / Corrupção que podem ser lidas na internet, pode-se perceber que a cultura acima pode ser uma cultura internacional e essa percepção pode ter sido confirmada como pesada; penalidades financeiras no valor de, em alguns casos, em dezenas de milhões de RM impostas aos profissionais e líderes de alguns países.
Seria interessante saber o custo das atuais investigações do RCI e quais benefícios os contribuintes poderão ver.
A maneira como o país é administrado é imprudente e criminosa.
Você desempenhou um papel significativo na perda de dezenas de bilhões de contribuintes e dinheiro público e então você disse que salvou o país da ruína financeira & # 8230; & # 8230; .. nenhum verme poderia afundar mais do que isso.
Outros países com o apoio e assistência do FMI ou do Banco Mundial estão indo bem agora. Foi difícil e doloroso para esses países e seus povos serem forçados a implementar medidas adequadas para fortalecer a administração e reestruturar seu sistema bancário e financeiro para seus benefícios de longo prazo. Eles são forçados a reduzir o desperdício e fechar / reestruturar suas perdas fazendo GLCs para economizar dinheiro para redução e desenvolvimento da dívida.
Sem procurar ajuda e apoio adequados para resolver completamente a crise e suas implicações, o país continuará a enfrentar sérios problemas e isso se reflete claramente na corrupção desenfreada e na má administração do país.
Qualquer que seja o ângulo em que o relatório Rci apareça, apenas os malaios de baixa renda média sentem a perda e os padrões de vida desprivilegiados, especialmente para aqueles acima de 58 anos de idade - nenhum dinheiro sobrando, mesmo que você trabalhe como um assalariado - qualquer setor a um nível decente de vida - sempre sonhe com o que pode ser de outra forma se houvesse menos escândalos nunca redefinidos ou perseguidos - sem esses imprudentes govt e abuso de poder.
Se alguma lição foi aprendida, foi do 1979/83 & # 8221; BMF Rm 2.5 bilion Loan Loss Scandal - quando é que vamos aprender? & # 8221; (por favor, vá para vários artigos relacionados, apareceu na mídia de notícias, (Star, TMI, China Press), postado em kllaunet. wordpress. com)
que se tornou a mãe de todos os escândalos (por valores de hoje na ordem de um trilhão de ringgits) que se seguiu até hoje, incluindo o BNM Forex Loss.
Nem Mohamed e todos os ministros do gabinete, que eram coletivamente responsáveis ​​pelas perdas, NUNCA haviam aprendido nenhuma lição. Todo o gabinete, na época material e até o presente, deveria renunciar, pelas enormes perdas financeiras cumulativas, agonias e sofrimentos pelos quais o rakyat e o país haviam passado.
Aqueles considerados culpados de atos errados deveriam ter sido ou ser severamente punidos, rapidamente. Mas na maioria das vezes, eles simplesmente saíram livremente ou com apenas um toque em suas mãos. Lições nunca foram aprendidas.
& # 8220; As perdas cambiais aconteceram & # 8221 ;.
NÃO deveria ter acontecido.
Nem Mohamed segunda turnê foi absolutamente desnecessária. No primeiro NÃO deveria acontecer, porque as lições nunca foram aprendidas com o BMF e aqueles outros escândalos nunca foram aprendidos.
As perdas cambiais e esgotaram as reservas externas do país para bem abaixo de 20 USD na época. O BMN era tecnicamente INSOLVENTE ou (falido) e nunca se recuperou completamente quando a crise financeira asiática em 1997. O BNM era simplesmente INCAPAZ de defender o Ringgit e sucumbiu ao caos e ao colapso. A indexação do dólar foi o último recurso, a um preço alto. Levou mais de uma década para se recuperar, não totalmente. A economia do país estava estagnada. Os efeitos ainda são sentidos hoje.
Pelo que foi feito ao país e ao povo,
Qualquer um, como Nor Mohamed, teria sido vergonhoso em reivindicar contribuições e recompensas.
Perdas forex BNM nunca deve, nunca tivesse acontecido.
O BNM está lá para regular, NÃO especular, o sistema financeiro,
promover ambientes estáveis ​​para o crescimento socioeconômico do país.
É um ato flagrante do ABUSO do poder. Todo escândalo que aconteceu não deveria ter acontecido, porque a verdade nunca foi liberada, nem encontrada ou convientientemen - te deixada sob disfarce. Aqueles que foram considerados culpados nunca foram rapidamente punidos ou fugiram livres.
O problema e o fato é que
cada ato de perdas escandalosas dos envolvidos pode ser rastreado até pelo menos um ou mais membros da política monetária, abuso de poder, corrupção e clientelismo (MACCP) e pouco foram formulados ou feitos para lidar com isso. delipitando ossue.
Será que este RCI, como muitos outros anteriores, é apenas mais uma lavagem branca?
Enquanto o Rakyat e o País continuam sofrendo as perdas incorridas e no futuro?

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Din Merican: o blogueiro malaio DJ.
& # 8230; melhor seguir a verdadeira verdade das coisas & quot; Maquiavel.
Banco Negara Malásia Forex RCI & # 8211; o que tem e não estabeleceu.
23 de setembro de 2017.
Banco Negara Malásia Forex RCI & # 8211; o que tem e não estabeleceu.
Não mais vice-presidente, Khazanah Nasional Berhad. Finalmente. Ele pode acabar carregando a lata. Mas isso é puramente acadêmico; a perda cambial incorrida pelo Bank Negara Malaysia é real - cerca de RM30 bilhões.
TEMPO DE PERGUNTA | Três pessoas sabiam coletivamente o que exatamente aconteceu nas perdas cambiais de 31,5 bilhões de dólares na Malásia, mas o fim de uma delas resulta em uma falta de evidência que teria fornecido o elo da cadeia de responsabilidade sobre quem seria o responsável final.
Mesmo com a ocorrência da primeira baixa da Comissão Real de Inquérito (RCI) nas perdas cambiais do Bank Negara Malaysia (BNM), fica claro que a comissão não estabeleceu muita coisa pelos procedimentos que terminaram há dois dias.
Se a intenção política na criação desta investigação, ou inquisição como alguns a chamaram, é atribuir culpa e implicar benefícios para alguns - especialmente o primeiro-ministro da época, o dr. Mahathir Mohamad - ela não foi conclusiva.
Mas a extensão das perdas para o país é clara - RM31,5 bilhões entre 1991 e 1994, dada ao RCI por um funcionário do BNM. Mesmo esse pedaço de informação vital estava no domínio público por algum tempo, embora seja bom ter uma confirmação clara agora.
A diferença entre a situação no BNM (negociação altamente irregular e especulativa do banco central) e o 1MDB (roubo alegado) é bem diferente mesmo que os valores envolvidos sejam da mesma ordem de RM30 bilhões. Ninguém, exceto as contrapartes do comércio do BNM, incluindo o trader de moedas George Soros, se beneficiou das posições massivas do BNM.
Também foi estabelecido que houve tentativas de ocultar a extensão das perdas, amplamente divulgadas na época como apenas RM5.7 bilhões, devido à deficiência nos fundos dos acionistas do BNM para 1993. De fato, o RCI recebeu uma Funcionário do BNM que vários trabalhos envolvendo as perdas foram classificados sob a Lei dos Segredos Oficiais. Mas não foi estabelecido quem decidiu classificar os documentos.
Havia lacunas em termos da cadeia de comando que levaram às perdas que o RCI não conseguiu preencher. O ex-assessor do Bank Negara, Nor Mohamed Yakcop, disse que aceitou sua justa parcela de responsabilidade sobre as perdas cambiais (forex) incorridas no final dos anos 80 e início dos anos 90.
Mas ele disse que nunca discutiu as transações forex nos anos entre 1986 e 1993 com o então ministro das Finanças Anwar Ibrahim e com o primeiro-ministro Mahathir, o que, se for verdade, os isenta de culpa pelas perdas.
& # 8220; As perdas cambiais ocorreram, não há como negar isso. Também não há como negar a minha responsabilidade pelas perdas cambiais. Aceitei minha parte justa da responsabilidade e renunciei ao Bank Negara. ”
Mohamed tampouco foi a primeira vítima do RCI ao renunciar à posição de seu vice-presidente no Khazanah Nasional Bhd, o fundo soberano do governo que ajudara a reconquistar sua capacidade e confiança a partir de 2004, sob o comando do primeiro-ministro Abdullah Ahmad Badawi.
Ele estivera sob pressão política para acusar Mahathir do escândalo dos estrangeiros, mas ele se recusou a fazê-lo.
Ele emitiu um documento de quase 4.000 palavras para o RCI, que faz uma leitura convincente, descrevendo os eventos que levaram às atividades de negociação forex do BNM.
“Antes de 1985, o BNM não estava ativo na gestão de reservas externas, incluindo a negociação forex, dada a relativa estabilidade no mercado internacional de câmbio.
“A situação mudou em 1985. Em 22 de setembro de 1985, cinco países da OCDE se reuniram em particular no Plaza Hotel em Nova York e decidiram entre si, sem consultar outros países, que o iene e o marco alemão deveriam ser fortalecidos significativamente contra os EUA. dólar por meio de intervenção no mercado ”, disse ele.
Este foi exatamente o mesmo argumento dado por Mahathir como expliquei neste artigo quando ele justificou as intervenções do BNM no mercado de câmbio.
"Se a intenção política na criação desta investigação, ou inquisição como alguns a chamaram, é atribuir culpa e implicar benefício para alguns - especialmente o primeiro-ministro da época, o Dr. Mahathir Mohamad - ela não tem foi conclusivo. & # 8221; & # 8211; P. Gunasegaram.
Bernama informou em 5 de novembro de 1990: “Falando aos repórteres depois de entregar um discurso no 17º Congresso Asiático de Propaganda aqui, Datuk Seri Dr Mahathir disse: 'Estamos estabilizando nossa própria moeda.
“Quando eles fazem algo, está sempre bem. Estamos tentando proteger nossa moeda. Perdemos muito dinheiro antes, quando eles reavaliaram sua moeda como o iene. Perdemos muito dinheiro porque tomamos emprestado iene, quando eles desvalorizaram a sua moeda nós também perdemos dinheiro.
“Então, o que há de errado em proteger nosso próprio interesse, porque é quando eles podem proteger seus interesses e nós não podemos. Não consigo entender isso.'"
Isso é uma indicação clara de que ele aceitou o comércio de moedas pelo BNM. É claro que isso não significa necessariamente que Nor Mohamed não teria recebido instruções de Mahathir, embora estivessem na mesma página em seus pontos de vista.
A pessoa a quem Nor Mohamed relatou foi Jaffar Hussein, então governador do BNM. Ele citou o discurso de Jaffar, que defendia a intervenção ativa nos mercados forex para administrar reservas, para indicar que Jaffar era o principal arquiteto da política. Mahathir também colocou a responsabilidade dos negócios forex em Jaffar.
Disse Mohamed em sua declaração: “Eu preciso elaborar sobre este ponto porque Allahyarham Tan Sri Jaffar Hussein não está mais conosco, e é importante que reconheçamos a sabedoria desse grande homem. O governador acredita que, pela gestão ativa das reservas externas, poderemos adquirir as habilidades, o conhecimento e a experiência necessários para servir a nação, quando necessário, tanto em atividades de desenvolvimento quanto para superar qualquer crise financeira que a nação possa enfrentar. no futuro. Ele chamou isso de "expertise de mercado".
“De fato, a previsão de Allahyarham Tan Sri Jaffar Hussein em relação à expertise do mercado salvou a nação durante a crise financeira de 1997/1998. Em uma reviravolta estranha da história, as habilidades, o conhecimento e a experiência adquiridos no BNM permitiram que o país implementasse as Medidas Não-ortodoxas de setembro de 1998. ”
E Nor Mohamed continuou a enumerar como ele usou essa “perícia” para ajudar a resgatar o país dos estragos da crise financeira asiática de 1997-98 e salvar o país de centenas de bilhões de ringgit.
No entanto, o ex-ministro das Finanças, Anwar Ibrahim, agora um aliado de Mahathir sob o comando de Pakatan Harapan, apontou Nor Mohamed como o mais responsável e queria que ele fosse demitido.
Anwar disse que Nor Mohamed foi ultrapassado após as perdas cambiais.
& # 8220; Ele não relatou a verdadeira imagem para ele (Jaffar). Eu ordenei que Nor Mohamed fosse demitido, se possível, até as 4 da tarde (no dia da reunião). Se ele não renunciasse, eu o teria demitido. & # 8221;
Questionado sobre os comentários de Nor Mohamed sobre aprender uma lição, ele foi contundente: "Suas afirmações são absurdas. Você deve ser responsável. Não precisa custar ao país bilhões para aprender uma lição. Ele deve voltar para a escola de negócios (para aprender uma lição), & # 8221; disse Anwar.
Mahathir da mesma forma colocou a culpa em Jaffar. Citando uma reunião com Jaffar, ele disse que foi informado verbalmente pelo então governador que o BNM poderia fortalecer as reservas e a moeda do país através da negociação forex. A decisão de Jaffar de entrar ativamente na negociação forex, disse Mahathir, não foi feita com o seu conhecimento.
"Como primeiro-ministro, nunca estive envolvido na administração do Bank Negara e acredito que não fui autorizado pela lei a se envolver em suas políticas e assuntos."
Mahathir, no entanto, diz que isso não significa que o governador nunca tenha falado sobre o banco central em termos gerais.
De acordo com Nor Mohamed, em sua comunicação escrita ao RCI, ele foi encarregado de implementar a política externa de gerenciamento de reservas, conforme determinado pelo conselho do BNM.
“Eu relatei tanto ao Governador quanto ao Comitê de Reservas Externas (ERC). Conversei com o governador sobre a gestão de reservas externas regularmente e, certamente, sempre que havia um grande movimento nas taxas de câmbio. Eu também relatei ao ERC sempre que se encontrava. Os membros do ERC incluíam, entre outros, o Governador, o Vice-Governador e os Conselheiros. Além disso, houve reuniões semanais de altos executivos, nas quais as questões de reservas externas foram às vezes discutidas ”.
No entanto, o vice-governador do BNM Lin See Yan tem uma história diferente para contar. Lin disse ao RCI que foi informado pela primeira vez sobre as perdas do ex-assistente especial do banco para o governador, Lee Siew Kuan.
Ele também disse que foi então informado sobre as perdas de "amigos" do Fundo Monetário Internacional (FMI). "Eles me disseram que sabemos que você fez posições em aberto e que você fez grandes perdas, por favor, pare com isso." Lin e Lee foram ver Jaffar, que Lin disse ter confirmado as perdas.
"Perguntamos o tamanho das perdas, ele disse que não tinha certeza." # 8221;
Jaffar, disse Lin, então concordou que Lee, com a ajuda do ex-governador assistente do Bank Negara, Abdul Murad Khalid, deveria realizar investigações preliminares imediatamente. As investigações então descobriram que o Bank Negara tinha grandes posições em aberto em várias moedas, o que significava que o banco sofreria mais perdas.
"Como um banqueiro central, (para mim) o risco não era aceitável," # 8221; disse Lin.
Enquanto isso, o ex-ministro das Finanças, Daim Zainuddin, durante o mandato de 1985 a 1991, o BNM começou a se envolver em negociações forex ativas, negando qualquer conhecimento sobre transações com forex, levantando a questão de quem eram as instruções. Daim também disse que se ele soubesse sobre a negociação forex, ele teria parado.
Mahathir, como explicado, provavelmente conheceu e sancionou a atividade ortodoxa de câmbio do BNM. As três pessoas que teriam certeza da cadeia de autoridade são Mahathir, Nor Mohamed e Jaffar. As contas de Mahathir e Nor Mohamed para o RCI implicam Jaffar, que não está aqui para se defender.
Espera-se que o RCI conclua sua investigação dentro de três meses a partir da data de sua criação em 15 de julho e, posteriormente, envie seu relatório ao Agong.
Mas infelizmente, não há muitas conclusões que possam ser feitas considerando que o RCI chega 25 anos atrasado. O que está claro é que RM31,5 bilhões em perdas foram feitas.
O que não está claro é como eles foram feitos e porque certas pessoas receberam tanta autoridade para negociar além dos limites aceitáveis ​​para um banco central. Nenhum banco central já perdeu ou perdeu mais dinheiro do que o BNM.
As respostas continuarão a estar no reino da conjectura e das evidências circunstanciais. Pode haver pouca dúvida de que Nor Mohamed estava fazendo o que achava que era melhor para o país. Mas deveria ter sido muito claro para ele que estava assumindo um grande risco, porque as perdas teriam sido enormes - e acabou sendo assim - se a aposta dele estivesse errada.
Ele estava agindo por conta própria quando ele fez essa aposta? É provável que ele não tenha consultado ninguém antes de fazer suas apostas? Quem deu a ele a permissão para fazer tais apostas sem precedentes? Ele excedeu os limites estabelecidos pelo BNM? Houve algum limite?
Jaffar era de fato o arquiteto da política cambial do BNM? Lembre-se, seu histórico era contabilidade - ele era sócio da PwC. Ele era conhecido por ser conservador quando era CEO da Malayan Banking. Ele estava protegendo alguém quando ele tomou o rap?
Este convocou a RCI apressadamente, que tem um par de meses para completar o seu relatório e recomendações, não vai responder a todas estas perguntas satisfatoriamente.
Pós-navegação.
4 pensamentos sobre & ldquo; Banco Negara Malásia Forex RCI & # 8211; o que ela criou e não estabeleceu
Este RCI é pegar o Tun M, e esquecer o imdb que é tudo, eu descanso o meu caso.
Quem eles estão tentando enganar? Anwar, Mahathir e Daim todos diam diam? Eles não sabem sobre a negociação forex ou eles teriam parado isso? E quanto às perdas? Um bilhão de perdas é uma quantia enorme naqueles dias. As primeiras centenas de milhões de perdas, eu correria para o Ministro das Finanças e PM para relatar, se eu fosse o chefe do BNM. Para não dizer dezenas de bilhões.
Banco Negara Malaysia Forex RCI - Pode ter estabelecido o que pode ser de conhecimento geral. O que é mais importante é que as conclusões trarão algum benefício para o país, já que o custo deste RCI pode ter sido substancial.
A RCI também foi convocada para a tragédia de incêndio escolar que ceifou 23 vidas, mas depois foi criado um RCI semelhante após o incêndio de 1989, que custou 27 vidas de estudantes do sexo feminino e o RCI deu suas descobertas e recomendações que podem ter sido esquecidas. em algum lugar. Pode ser apropriado rastrear o antigo relatório do RCI e apenas destacar em vez de pedir outro RCI, pois as causas do recente incêndio podem ser substancialmente semelhantes à tragédia de 1989. Fundos e recursos a serem gastos em outro RCI podem ser melhor usados ​​para melhorar as medidas de segurança.
As RCI custam dinheiro e são um desperdício de tempo se não houver vontade política para agir contra os responsáveis ​​e realizar as recomendações. Din Merican.
RCi vem RCi ir e relatórios escritos para serem armazenados em algum lugar. Ninguém é acusado ou levado a tribunal por seu delito. Apenas um é o antigo IGP que deu a Anwar o olho roxo.
O mesmo vale para as investigações do MACC, os suspeitos são reenviados, mas nenhum tubarão vai para a cadeia apenas com o ikan bilis. Na corrupção há sempre dois partidos, o doador e o tomador. Até agora nenhum doador foi acusado e enviado para a cadeia.

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